Call 023 7526 8539 or Make Online ReservationMAKE RESERVATION NOW

Blog » Sobremesas

Frutas & Doces | Uva

Categoria(s): Blog, Doces, Sobremesas
uvaA uva, além de uma fruta muito saborosa, é altamente recomendada para a saúde, já que contém boa fonte de propriedades nutricionais, como a vitamina C e vitaminas do complexo B.
A uva – tanto as vermelhas, roxas ou pretas – é boa para o coração, funciona como diurético e como laxante natural, atuando contra alguns problemas do intestino. A casca da uva aumenta o colesterol HDL (colesterol bom) e a uva verde tem poderes antivirais e antibacterianos. A melhor maneira de usufruir das suas propriedades é utilizar em sua forma natural. Assim é possível aproveitar o potássio, o cálcio, o magnésio e os minerais que ela contém. Com tantos benefícios, a poderosa fruta ainda contribui para a longevidade.
A casca da uva quanto mais escura, mais quantidade de substâncias ativas: catequinas, flavonóides, carotenos e substâncias protetoras para as nossas células, porém a fruta deve ser bem higienizada para ser consumida.

Veja abaixo algumas dicas de sobremesa para fazer com uva:

  • Bombom de uva
  • Torta de uva
  • Pavê de uva
  • Mousse de uva
  • Espuma de uva
  • Brigadeiro branco com uva

 

 

Leia mais

Brownie

Categoria(s): Blog, Doces, Sobremesas

brownieBrownies de chocolate são uma sobremesa clássica americana, que caiu no gosto dos brasileiros.

Um brownie é um quadrado assado de chocolate (na maioria das vezes), popularizado em ambos os EUA e Canadá durante a primeira metade do século 20.

O brownie é um cruzamento entre um bolo e um cookie na sua textura, não leva fermento (por isso é um baixo) e não é assado por completo. Dependendo de sua densidade , e eles podem incluir nozes, chantilly , raspas de chocolate ou outros ingredientes. Uma variação feita com açúcar mascavo e nenhum chocolate é chamado de blondie.

Normalmente comido com a mão, e muitas vezes acompanhada de leite ou café, eles são, por vezes, também servido quente com sorvete e calda de chocolate quente.

Para mais informações e encomendas dessa deliciosa sobremesa, entre em contato:  (41) 3322 1666 | contato@cesarmonteiro.com

Leia mais

Sorvete & Sorbet

Categoria(s): Blog, Dicas, Sobremesas

sorbetsApesar de serem  doces, geladas, deliciosas,  e com o nome muito parecido, existem algumas diferenças entre o sorvete e o sorbet. Mesmo esta diferença sendo simples, o resultado final muda muito, já que o sorbet não leva leite ou derivados.

Em suma, o sorbet é constituído de água, açúcar e o ingrediente que dá sabor, geralmente são as frutas.  Sua função pode ir além da sobremesa, pois devido à acidez da fruta, limpa o paladar, podendo então ser servido entre refeições, para que o próximo prato possa ser apreciado sem o gosto do anterior na boca.

Já o sorvete, na sua preparação do tradicional, é feito à base de leite ou derivados, frutas, açúcares, corantes ou aromatizantes, como complemento ou substituição dos ingredientes naturais.

Leia mais

Combinando o prato principal com a sobremesa

Categoria(s): Blog, Sobremesas

_MG_5629A importância das combinações

Em qualquer evento, seja ele de pequeno ou grande porte, as combinações são muito importantes. Apesar de não parecerem assim tão necessárias, elas constituem algo que, apesar de imperceptível, faz a diferença.

As combinações dizem respeito ao estilo da cerimônia, ao tipo dos convidados, à decoração e, até mesmo, aos pratos e às refeições.

A comida em um evento também precisa fazer sentido, estando em harmonia com o todo e combinando entre seus próprios elementos. A entrada precisa, de certa forma, combinar com o prato principal, que por sua vez, combina com a sobremesa. Esse equilíbrio é necessário para o sucesso de um evento.

 

Como fazer as combinações entre o prato principal e a sobremesa?

Não existe um manual específico para fazer coisa alguma em relação a qualquer cerimônia ou evento. O segredo é usar o bom senso.

Por exemplo: Em um evento onde as entradas foram sopas e cremes e os pratos principais foram servidos em um Buffet, está fora de cogitação servir uma sobremesa composta por pequenos docinhos. O ideal é que ela siga a combinação anterior, iniciada pela entrada e seguida pelo prato principal.

Esse padrão geralmente é seguido em eventos maiores, como uma formatura ou um casamento.

Já no caso de uma cerimônia em que a comida é servida, basicamente, em bandejas com pequenos e variados salgadinhos e aperitivos, o ideal é que a sobremesa combine e dê continuidade ao que já foi feito, sendo apresentado em bandejas, com variedades de docinhos e outras guloseimas.

Esse segundo padrão já pode ser mais observado em festas de aniversário, por exemplo. Geralmente, o modelo é visto nas festas de quinze anos.

Para obter mais informações a respeito das combinações da sobremesa com o prato principal, entre em contato com nossa renomada equipe pelo e-mail contato@cesarmonteiro.com

Leia mais

Crème Brûlée

Categoria(s): Blog, Sobremesas

Sobremesas tradicionais

Quem não gosta de comidas conhecidas mundialmente? Quem não fica fascinado ao ver receitas carregadas de história servidas no prato? A culinária europeia é rica em iguarias e variedades, servindo aos apreciadores comidas bem preparadas, repletas de bom gosto e tradição.

Um forte exemplo dessas afirmações é o famoso Crème Brulêe, uma sobremesa de origem europeia (não se sabe ao certo de qual país) que agrada diversos paladares ao redor do mundo.

O que é o Crème Brûlée?

creme-brulee

O nome pode ser traduzido como ‘creme queimado’. Consiste em uma sobremesa feita de um creme, que é feito com ovos, açúcar, creme de leite e baunilha. Por cima, o Crème Brûlée possui uma camada crocante de açúcar queimado.

Como toda a receita, existem as variações, onde os preparadores usar ingredientes como café, chocolate, canela e vários outros elementos saborosos.

A cobertura é queimada com um fero específico ou um maçarico e, geralmente, o prato é servido aos consumidores gelado.

A controversa origem do Crème Brûlée

A real origem da receita da sobremesa forma uma briga entre especialistas de três países diferentes: França, Espanha e Inglaterra.

A receita apareceu pela primeira vez entre os franceses, em um livro do Chef François Massialoti, no ano de 1961. Essa receita, para os espanhóis, é um plágio de uma sobremesa chamada Crema Catalana. Segundo eles, a receita original foi criada ainda no século XVII.

Já entre os ingleses, a referência é um prato do ano de 1879, conhecido como Trinity Cream.

Todas as três sobremesas possuem detalhes que variam e pequenas mudanças nos ingredientes utilizados para o preparo correto de cada uma. Apesar das controvérsia e das discordâncias em relação à origem do prato, os cremes mencionados agradam muita gente que sabe saborear boas iguarias europeias.

Leia mais