Call 023 7526 8539 or Make Online ReservationMAKE RESERVATION NOW

Blog » Gastronomia Regional

Barreado

Categoria(s): Blog, Gastronomia Regional

O mais conhecido prato da culinária paranaense, o Barreado é um cozido de carne de boi. A panela é “barreada”, ou seja, era vedada com uma massa de farinha de mandioca e água e/ou cinzas do fogão para o vapor não escapar, por isso a origem do nome barreado. Os primeiros barreados eram feitos dentro de um panelão de barro, vedado hermeticamente, que depois era enterrado e sobre o qual se acendia uma fogueira. O cozimento se dava com o próprio calor, sem que fosse adicionada água alguma. A carne fica tão cozida que se desfia, ficando com o aspecto de um pirão.

barreado

É uma receita simples, que surgiu entre os caboclos das encostas da Serra do Mar, no litoral do Paraná, ainda no período colonial, e, com o tempo, acabou associado às festas que antecediam a quaresma.

Também há uma possibilidade de que o barreado fosse a comida dos tropeiros que subiam a serra para comercializar erva-mate, mas o que é mais interessante sobre esse prato é a lenda de que ele não deve ser consumido com água em hipótese nenhuma. A tradição popular diz que beber água na hora de comer o barreado ou até duas horas depois é quase um suicídio. O acompanhamento indicado é a cachaça.

Entre em contato para contratar esta e outras delícias da culinária paranaense: www.cesarmonteiro.com | (41) 3322 1666 | contato@cesarmonteiro.com

Leia mais

Gastronomia Regional do Paraná

Categoria(s): Blog, Gastronomia Regional

Todos sabem que o Brasil é um país rico em hospitalidade, belezas naturais e, é claro, gastronomia. Devido à presença forte da imigração, que ocorreu ao longo dos anos no território brasileiro, a culinária sofreu influência de diversos lugares do mundo, o que, com certeza, abre as portas para os gourmets de plantão que viajam pelo país, experimentando as mais diversas delícias.

regional

Conhecendo os pratos típicos paranaenses

A cultura gastronômica paranaense é, como na maioria dos casos do Brasil, influenciada pelos povos que lá estavam ou chegaram. A mistura dessas culturas fez as receitas deliciosas que conhecemos hoje.
Para começar, é difícil falar em culinária paranaense sem falar no famoso pinhão. No Paraná, o fruto da pinha está muito presente em todos os lugares, desde os eventos mais populares, como festas juninas, até mesmo os restaurantes mais finos. O ingrediente pode ser servido de diversas formas, aparecendo em sopas, aperitivos, croquetes e até mesmo panquecas.
O pinhão é uma delícia que nunca sai de moda nas terras paranaenses.
Indo um pouco mais além, podemos citar o famoso barreado, prato de carne bovina apresentado pelos índios carijós. A carne é colocada em uma panela de barro e misturada com outros ingredientes, como a farinha de mandioca.
Agora, podemos falar de um prato que foi trazido da Europa e é adorado pelos turistas e pelos próprios paranaenses: o famoso pierogi, influenciado pelos imigrantes poloneses. Consiste em uma massa recheada com batata, requeijão e bigos (carne de porco cozida com chucrute).
Para quem quer conhecer e provar melhor essa gastronomia deliciosa, contrate este serviço conosco!

Entre em contato: www.cesarmonteiro.com | (41) 3322 1666 | contato@cesarmonteiro.com

Leia mais